Blog

A EPCL/UEN 19 Santo Antonio de Jesus, aderiu a campanha “Outubro Rosa”.

A EPCL/UEN 19 Santo Antonio de Jesus, aderiu a campanha “Outubro Rosa”, no dia 11.10.2013, distribuindo panfletos e broxes cor de rosa, abraçando a causa das mulheres que venceram o Câncer de Mama, e principalmente alertando a população quanto a importância de uma avaliação médica antecipada. Aproveitando a oportunidade também orientemos as mulheres em todos os setores da empresa quanto a importância da prevenção e diagnostico precoce.

Tema: Câncer de mama é uma doença que acomete mais as mulheres. São fatores de risco a idade avançada, a exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso e a história familiar ou de mutação genética.

Em geral, o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos.

Legislar em torno do câncer de mama significa compromisso em assegurar o direito de prevenir, tratar a doença e incluir socialmente mulheres que já foram ou são acometidas pelo problema.

Recomendações

* Faça o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação, se você é mulher e tem mais de 20 anos, pois cerca de 90% dos tumores são detectados pela própria paciente;

* Procure o médico para submeter-se ao exame das mamas a cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos; acima dos 40 anos, realize o exame anualmente;

* Não se esqueça de que a mamografia deve ser realizada todos os anos;
* Atenção: embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, especialmente depois dos 50 anos, eles não podem desconsiderar sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos.

 

Topo

Deixe uma resposta

Campos requeridos são sinalizados com *.


Topo

Entre em contato conosco + 0800 284 2269

Atendimento de seg. a sexta das 07h às 12h | 14h às 18h.